Vinhos e adegas se tornam protagonistas na pandemia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O vinho se tornou a bebida preferida entre os brasileiros na pandemia. Estima-se que o consumo desta bebida teve um aumento de 30% em comparação com 2019 entre importação e a produção nacional.

Um dos principais motivos para o aumento do consumo foi o fechamento dos comércios e restaurantes, impulsionando a compra da bebida em supermercados e lojas online. Porém, esta não é a única razão, afinal, por que o vinho?

Razões para o aumento do consumo de vinhos

O fato do vinho se tornar a bebida da quarentena está atrelado a um hábito comum na rotina, mas que se intensificou na pandemia: preparar as próprias refeições. Isso se tornou um momento de prazer e descontração para as famílias e o vinho é um ótimo acompanhamento por ser facilmente harmonizado.

Ele também é uma ótima opção para momentos de lazer mais tranquilos, diferente das bebidas destiladas que normalmente acompanham agitações sociais. Um bom vinho combina com uma chamada de vídeos com os amigos ou até mesmo com seu filme preferido no sofá.

Outro motivo é o crescimento de conteúdos em sites e revistas sobre o tema. A partir do momento que o público é educado sobre o assunto, ele tende a consumir mais. Hoje as pessoas conseguem ter acesso a lojas online especializadas em vinhos, blogs que se dedicam exclusivamente à bebida e até mesmo planos de assinaturas para receber mensalmente diferentes rótulos em casa.

Com isso, os consumidores também se interessaram em estudar mais sobre a bebida e entender as diferentes características dela. Por exemplo, existem vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e vários outros, e a cada um deles demanda um cuidado especial.

Isso impulsionou a criação de adegas nos projetos arquitetônicos.

Projeto de adega seca
Adega seca

Por que armazenar os vinhos em adegas?

Quando os apreciadores do vinho aprenderam mais sobre as características dessa bebida também perceberam que existem diversos fatores que podem impactar no sabor dela: temperatura, umidade, luz e vibração. Por isso, é muito importante que a bebida seja armazenada em local adequado.

A adega permite que seus vinhos permaneçam na temperatura ideal e estejam prontos para serem apreciados a qualquer momento do dia. Ela também evita o contato direto com a luz que pode envelhecer a bebida e comprometer a qualidade.

Outros aspectos importantes são a ventilação e conservação correta das garrafas que protegem contra problemas de umidade, como, por exemplo, fungos na rolha.

Isso fez com que a procura por adegas se tornasse um pedido cada vez mais comum em nosso escritório. Os clientes estão interessados em ter um espaço específico nos projetos para incluir diferentes tipos de adegas em casa, como no exemplo abaixo que projetamos uma adega climatizada para compor a sala.

Projeto de adega climatizada
Projeto de adega climatizada

Além de ser um item para armazenar, as adegas também dão um toque especial na decoração e trazem charme e sofisticação para o ambiente. É possível integrar harmonicamente nos espaços ou até mesmo colocar como elemento visual principal.

Já imaginou dar um toque especial na sua casa e ainda ter uma adega funcional para guardar os seus vinhos? Entre em contato conosco para tornar esse sonho realidade.

já vai embora?

Antes, vem fazer parte de nossa lista VIP!

Assim você pode receber em primeira mão nossos conteúdos exclusivos.