Seu hotel é instagramável?

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O instagram é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil e no mundo. No setor hoteleiro, onde os hóspedes são particularmente atraídos pelas imagens, essa rede social cumpre uma importante função de captação de clientes e, portanto, não pode ser negligenciada. Além disso, em recente pesquisa realizada pela Booking – uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo – revela que 28% dos viajantes globais assumem levar em conta se o lugar é instagramável, antes de escolher onde vai se hospedar.

E o que é ser instagramável?

O termo instagramável, claro, é proveniente do instagram. Para um espaço ter essa denominação é preciso que ele provoque o desejo nos hóspedes de fotografá-lo e compartilhá-lo nessa rede social. Ao se conquistar isso, o hotel é divulgando nesta plataforma de forma espontânea garantindo assim uma maior credibilidade nesta divulgação.

Como ter um hotel instagramável?

Por meio da arquitetura! Atualmente em nosso escritório, sempre quando vamos fazer um projeto de hotelaria, pensamos em alterações que tornem os ambientes mais fotogênicos, criando um cenário perfeito de fundo para as fotos, que garanta belos retratos e, consequentemente, mais curtidas e inteiração nos perfis dos hóspedes no instagram.

É caro ter um hotel digno de ser postado na rede social?

Absolutamente não! Com soluções criativas e de bom humor é possível conquistar esse objetivo. Basta trabalhar com itens e utensílios certo.

Em um dos hotéis que executamos, por exemplo, colocamos diversos chapéus (de coco, outro mexicano, um cowboy, vários itens de decoração de cabeça que representavam lugares e etnias) e uma frase que dizia: “o que te representa hoje?” Algo extremamente conceitual, de baixo custo, mas que gera um ótimo panorama para fotos incríveis.

Já o humor pode ser utilizado por uma mensagem simples, rápida e eficiente. Por exemplo, o desenho de uma lâmpada em uma parede amarela, para que simule o feixe de luz dela ou uma arte que pareça um guarda-chuva para você se portar embaixo dele. Dessa forma, trabalhamos com luz, sombra, ritmos, perspectivas e ilusões de ótica, criando um lugar fascinante para a pessoa tirar fotos.

O hotel precisa ser inteiramente instagramável?

O espaço destinado a está prática, não tem que ser precisamente o lobby inteiro, por exemplo. Pode ser criado em apenas uma parede ou em um canto dentro do hotel. Um local interessante, agradável divertido, que permita o hóspede fotografar, eternizar o momento e publicar em suas redes sociais, onde seus amigos e seguidores vão ver e, consequentemente, vão se interessar em viver essa experiência também. Isso porque as pessoas tendem a confiar em lugares onde seus conhecidos já foram e aprovaram.

Essa é uma estratégia muito usada pelos hotéis?

No Brasil, ainda não, por isso mesmo, se torna uma grande oportunidade para seu hotel aplicá-la e, a partir disso, se diferenciar no mercado. No exterior, é uma estratégia muito comum. A multinacional francesa Ibis, por exemplo, está muito à frente no mercado de hotelaria. A empresa investe muito tempo em treinamento. Acreditam que o design, de fato, pode mudar a experiência do hóspede. Fazem diversas pesquisas do comportamento humano para se diferenciar de concorrentes e redes de hotelaria. Os projetos arquitetônicos de sua rede de hotéis sempre buscam áreas instagramáveis e tal atitude se justifica ainda mais por terem uma procura mundial, principalmente em áreas comerciais, precisando assim se diferenciar ainda mais dos concorrentes.

Como trabalha o escritório Painel Arquitetos Associados para criar espaços instagramáveis em hotéis?

Entendemos que essa é uma forma de propaganda espontânea e legítima, além de ser um desejo das pessoas ter um bom lugar para fotografar e eternizar o momento. O hóspede tira uma foto, publica em suas redes sociais, seus amigos e seguidores consequentemente vão se interessar. É uma mídia espontânea que motiva as pessoas a irem nos hotéis com a legitimidade de uma pessoa conhecida ter aprovado, portanto, é algo levado muito a sério em nosso escritório.

Hotel Ibis Styles Confins. Foto tirada pela hóspede Sandra Lapertosa
Hotel Ibis Styles Confins. Foto tirada pela hóspede Sandra Lapertosa

Em um projeto recente que fizemos para o Hotel Ibis Styles Confins – por exemplo – para conseguir esse objetivo, nós unimos a tecnologia à arquitetura. São quatro temáticas desenvolvidas com diversos vídeos e elementos de interação com suas respectivas relações com as decorações dos quartos.

Com isso permitimos que a decoração dos espaços possa ser constantemente mudada e de forma simples, econômica, mas não menos impactante. Além disso, o recurso utilizado está em total sintonia com o perfil dos consumidores do hotel que são pessoas cosmopolitas, conectados e valorizam muito o uso da tecnologia.

É importante salientar que para um hotel ser instagramável não basta fazer apenas um ambiente diferente e pronto. É preciso que tudo esteja dentro de um contexto mais amplo tanto no que se refere ao contexto espacial do local quanto a própria filosofia da empresa. Caso isso não seja feito, o resultado desta ação pode ser desastroso provocando exatamente o efeito contrário tendo você que lidar com uma crise, sem proporções, dentro da internet.

Para evitar isso, contrate uma empresa de arquitetura que tenha conhecimento das peculiaridades das obras em hoteleiras, que conhece todas as normas e, principalmente, esteja antenada com o que é importante para seu cliente transformando esse conhecimento em espaços físicos dignos de ser publicado na rede social que mais cresce no Brasil, o instagram. Ente em contato conosco e vamos conversar!

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