TENDÊNCIA DA GASTRONOMIA: DARK KITCHEN

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Na pandemia, um cenário triste ronda o setor da gastronomia: restaurantes fechando, sem clientes e funcionários sendo demitidos. O que fazer? Se você se vê nesta situação, esse texto é para você. Continue a leitura!

Que tal pensar fora da caixa?

Toda situação de estresse – como essa propiciada pelo Coronavírus – proporciona também um grande aprendizado e um impulsionamento para inovar. Modelos disruptivos pipocam nesta pandemia fazendo com que donos de bar, restaurante e investidores mudem o seu mindset. Um exemplo disso é o Dark Kitchen, um modelo de negócio que surgiu com força total no Brasil atualmente. Se você ainda não sabe o que é, fique conosco!

O que Dark Kitchen (Cozinha Fantasma)?

Essa é uma tendência que surgiu nos Estados Unidos devido ao grande crescimento dos aplicativos para delivery. Caracteriza-se pela ausência de um salão ou qualquer tipo de espaço físico onde o cliente poderia consumir no local e também por ter somente uma ou mais cozinhas industriais. São criadas apenas para operação de saída de seus alimentos pelos aplicativos de delivery.

Dark Kitchen funciona apenas no sistema delivery
Quais são as vantagens da Dark Kitchen?

Esse tipo de negócio tem crescido muito na pandemia porque é econômico. Precisa apenas de um ponto comercial pequeno, portanto, mais barato, sem fachada, não tem manutenção com o salão e nem de um grande número de funcionários.

Como montar uma Dark Kitchen?

Primeiro você tem que desenvolver um bom plano de negócios. Com isso em mão, você já vai conseguir identificar quantos pontos de cozinha você precisará ter dentro do seu espaço. Além disso, você terá mais condições de fazer uma análise da localização, qual é a melhor região para implantar a sua Dark Kitchen. Neste ponto, ATENÇÃO! É muito importante ficar atento ao raio de entrega para que o delivery seja feito com sucesso.

Dark Kitchen compartilhada. É possível?

Sim! A Dark Kitchen não precisa ser de um único restaurante. Ela pode ser como um grande coworking onde cada restaurante terá a sua cozinha.  Com isso, você diminui ainda mais os seus custos fixos.

Como a arquitetura pode ajudar a montar uma Dark Kitchen?

Para construir uma Dark Kitchen de sucesso você precisa contar com o apoio de um escritório de arquitetura que tenha conhecimento em Food Service (Estabelecimentos Gastronômicos), pois somente eles poderão te ajudar a montar um bom projeto de arquitetura e complementares. Lembrando que uma cozinha industrial bem feita é construída em cima de muitas normas e regras para que você tenha uma otimização do espaço e um layout inteligente que fará com que sua operação seja um sucesso.

A Painel Arquitetos Associados está atento a todas as novidades do mercado de gastronomia levando sempre aos nossos clientes as melhores soluções frente a atuação situação do mercado. Utilizamos de todo o potencial arquitetônico para alavancar o negócio de nossos clientes fazendo eles se destacarem no mercado. Na aba Projetos, você confere alguns projetos que já realizamos na área da gastronomia. Se você quer fazer do seu negócio um grande case de sucesso, entre em contato conosco.  

já vai embora?

Antes, vem fazer parte de nossa lista VIP!

Assim você pode receber em primeira mão nossos conteúdos exclusivos.